top of page

Mesa 1: Mercados, cenários e  futuros: perspectivas comparadas

Dia 6 de junho de 2021

horário: 20h

 

 

Mesa redonda: Mercados, cenários e  futuros: perspectivas comparadas

Data: 06 de junho de 2021

Horário: 20 horas

Alaan Ubaiara Brito possui graduação e mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e doutorado em Energia pela Universidade de São Paulo (USP). É professor Associado da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), nesta instituição foi Coordenador de Curso de Graduação, Diretor do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia, Diretor do Departamento de Pesquisa e Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação. Atualmente atua como docente efetivo no curso de graduação em Engenharia Elétrica, no Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) e no Programa de Pós-graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PROFNIT). 

 

Thayani Costa é empreendedora, facilitadora de experiências em Estudos e Planejamento de Futuros e fundadora da iniciativa Futuros Plurais.

Estudante de gestão da inovação, praticante de Foresight Estratégico com certificação internacional e especialização em Futures Thinking, atua há quinze anos no mercado digital. Sua trajetória profissional inclui experiências nas áreas de comunicação, marketing digital, implementação e gestão de e-commerce e educação à distância.

Ewerthon Andrade possui graduação em Sistemas de Informação (ULBRA) e Matemática (UNIR), mestrado em Ciência da Computação (IME-USP) e doutorado em Engenharia de Computação (EP-USP). É professor na Universidade Federal do Rondônia (UNIR), onde exerce o cargo de chefe do Departamento Acadêmico de Ciência da Computação (DACC), além de ser fundador e líder do grupo de pesquisa de Segurança, Algoritmos, Informática e Inovação (SACI). Atualmente, atua como docente nos cursos de graduação relacionados a área de computação e no Programa de Pós-graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PROFNIT). Tem experiência na área de ciência/engenharia da computação, com ênfase em Inovação tecnológica, Segurança da Informação e Criptografia, atuando principalmente nos temas: esquemas de hashing de senhas, blockchain, assinaturas digitais, segurança de redes e prospecção tecnológica.

Artur de Souza Moret possui graduação em Física pela Universidade Federal Fluminense, Mestrado em Ensino de Ciências (Modalidade Física e Química) pela Universidade de São Paulo-USP e Doutorado em Planejamento de Sistemas Energéticos pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP. Atualmente é professor Titular da Fundação Universidade Federal de Rondônia, Docente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente da Fundação Universidade Federal de Rondônia, em níveis de Mestrado e Doutorado. Bolsista Fulbright entre 2013 e 2016. Pós-Doc em 2018 no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional-IPPUR/UFRJ.

 

Marianna B. Ferreira-Aulu é doutoranda em Futures Studies (Estudos de Futuros) pela Universidade de Turku, na Finlândia. Pesquisar futuros é um trabalho interdisciplinar que envolve áreas como ciências sociais e políticas, ciências ambientais, econômicas e tecnológicas, além de administração e planejamento estratégico. O projeto de doutorado de Marianna investiga como metodologias de Futures Studies podem ser aplicadas à planos de conservação ambiental. Seu foco de estudo é na Amazonia Brasileira. Desenvolver cenários de futuros alternativos, para a pesquisadora, é uma forma empoderadora de trabalhar futuros: ao imaginar diferentes possibilidades podemos não só abrir caminhos para chegar aos cenários mais desejáveis, como também criar mecanismos de defesas que nos ajudam a evitar os futuros menos desejáveis. Marianna trabalha também com alfabetização de futuros (futures literacy) em cooperação com o Unesco Chair in Learning for Transformation and Planetary Futures, e sua pesquisa está sempre voltada para o desenvolvimento de ações para criar futuros mais justos e sustentáveis.

 

bottom of page