NORMAS

CHAMADA DE ARTIGOS PARA PUBLICAÇÃO DE LIVRO DIGITAL (E-BOOK)

 

 

TÍTULO DO LIVRO:

 

Perspectivas midiáticas e de educação na contemporaneidade

 

ORGANIZAÇÃO:

Cláudia Maria Arantes de Assis Saar, Elisângela Lima de Andrade;  Jacks de Mello Andrade Junior e Karollinne Levy Pontes de Aguiar

 

 

Objetivo – A proposta da obra é reunir pesquisas sobre comunicação e educação, que levem em consideração o processo de midiatização da era atual e a criação de suportes midiáticos para os processos comunicativos e educacionais. Nesse sentido, práticas, inovações e saberes sobre comunicação e educação com o uso da midiatização, relacionados ao momento de convergência digital e tecnológica, são propostas viáveis a esse trabalho, que pretende contribuir para análises e reflexões sobre as interações da Comunicação e da Educação na era da convergência midiática, que envolve uma nova postura de quem faz comunicação e educação no mercado. O tema é relevante e atual e faz parte do perfil científico do grupo de pesquisa COMERTEC. Este será o terceiro livro publicado pelo grupo de pesquisa.

 

Prazos – Devido ao cenário atual provocado pela pandemia de Covid-19, a comissão organizadora do livro “Perspectivas Midiáticas e de Educação na Contemporaneidade” decidiu adiar seu lançamento para o segundo semestre deste ano. Dessa forma, aceitaremos artigos para compor a obra até o dia 31 de julho. A entrega das versões finais revisadas para o e-mail grupocomertec@gmail.com.

 

Observação 1: Os autores dos artigos são responsáveis pela revisão gramatical e ortográfica, bem como adequação às normas abaixo.

Observação 2: Não serão aceitos artigos que contenham tabelas, quadros, fotos, figuras ou ilustrações. Somente artigos com conteúdo totalmente textual serão avaliados nesta edição do livro. 

Observação 3: A titulação mínima aceita para a submissão de textos é a de mestre. Podendo, porém, ser aceito textos escritos por especialistas, desde que estes sejam em parceria com mestres e/ou doutores.  

 

 

Orientações Gerais – apresentação dos originais

 

1- Formatação do arquivo

 

- Arquivo redigido em português, a partir de editor de texto com formato .doc ou .docx, obedecendo às seguintes configurações:

- Tamanho de página A4 (21cm de largura por 21,7cm de altura);

- Margens Superior e Inferior: 2,5cm; Esquerda e Direita: 3cm.

 

2- Estrutura e formatação do texto

 

Título: Fonte “Times New Roman”, corpo 12, negrito, caixa alta e baixa (só as iniciais em maiúscula) no limite de duas linhas, com alinhamento centralizado.

 

Identificação dos autores: nome completo, titulação, vinculação institucional e outras informações acadêmicas que julgarem relevantes no limite de até três linhas (fonte Times New Roman, corpo 12). O nome dos autores deve vir abaixo do título, sem negrito, alinhado à direita, com referência à nota de rodapé, onde devem vir as informações acadêmicas e e-mail de contato.

 

3- Estrutura para o corpo do trabalho e formatação

 

- Introdução (com breve resumo do artigo incluído)

 

- Desenvolvimento (Pode incluir os capítulos que o autor julgar necessários para a melhor organização do desenvolvimento do trabalho)

 

- Considerações Finais

 

- Referências

 

Observação: Devem ser atendidas todas as normas da ABNT para redação de artigo científico.

 

4- Formatação do corpo do trabalho

 

- O texto deve estar com margens justificadas, em fonte Times New Roman, tamanho 12, com exceção das citações superiores a 03 linhas que devem ser apresentadas com fonte corpo 11, justificadas e com espaçamento simples.

 

- Todo começo de parágrafo deve respeitar o espaço de 1 cm.

 

- O espaçamento das linhas do texto deve estar em 1,5, com exceção das citações superiores a 03 linhas e notas de rodapé, que devem estar em espaçamento simples.

 

- Texto do corpo do trabalho deve ter o mínimo de 25 mil caracteres com espaço, e máximo de 35 mil caracteres com espaço, incluindo as referências bibliográficas.

 

- As páginas não devem ser numeradas.

 

- Os subtítulos devem estar sem numeração e em negrito, com alinhamento à esquerda.

 

- As notas de rodapé devem ser inseridas ao final de cada página, em fonte Times New Roman, corpo 10, espaçamento simples.

 

 

5- Citações no corpo do texto

 

- Citações diretas com mais de três linhas devem ser destacadas com recuo de 04 cm da margem esquerda, com parágrafo justificado, fonte Times New Roman, tamanho 11, espaçamento simples, com uma linha em branco antes e uma linha em branco depois do texto da citação, sem aspas. (ABNT NBR 10.520/2002)

 

Exemplo:

A teleconferência permite ao indivíduo participar de um encontro nacional ou regional sem a necessidade de deixar seu local de origem. Tipos comuns de teleconferência incluem o uso da televisão, telefone, e computador. Através de áudio-conferência, utilizando a companhia local de telefone, um sinal de áudio pode ser emitido em um salão de qualquer dimensão (NICHOLS, 1993, p. 181).

 

- As citações diretas com até três linhas devem estar contidas entre aspas duplas. As aspas simples são utilizadas para indicar citação no interior da citação.

 

Exemplos:

Barbour (1971, p.35) descreve: “O estudo da morfologia dos terrenos [...] ativos [...]”

 

“Não se mova, faça de conta que está morta” (CLARAC; BONNIN, 1985, p.72).

 

Segundo Sá (1995, p.27): “[...] por meio da mesma ‘arte de conversação’ que abrange tão extensa e significativa parte da nossa existência cotidiana [...]”

 

 

6- Referências – As referências devem seguir as regras da ANBT NBR 6023/2018.

 

Exemplo:

FERREIRA, G. Poesias. São Paulo: Ed. Novata, 2007.

 

 

 

Dúvidas podem ser encaminhadas para os organizadores do livro pelo e-mail:

grupocomertec@gmail.com