NORMAS

Poderá participar do e-book proponentes com o título de doutor, ou doutorandos com em conjunto com um doutor.

 

Os textos deverão ser inéditos, com linguagem clara, direta e objetiva.

O texto poderá conter imagens, desde que o proponente possua autorização e direito para publica-las. Nesse sentido, a obtenção de autorização é única e exclusiva do proponente. Assim, não serão aceitos textos sem a autorização das imagens nele contidas.

Orientações gerais – apresentação dos originais

 

1- Formatação arquivo

 

- Arquivo redigido em português em editor de texto doc. ou docx, com as seguintes configurações.

- Tamanho A4 (21cm de largura por 21,7cm de altura)

- Margem padrão (Superior e Inferior: 2,5cm; Esquerda e Direita: 3cm)

 

2- Estrutura

 

Título (fonte Times New Roman, corpo 12, negrito, caixa alta e baixa (só iniciais maiúsculas) no limite de duas linhas.

 

Identificação dos autores – nome completo, titulação, vinculação institucional e outras informações acadêmicas que julgarem relevante no limite de até três linhas (fonte Times New Roman, corpo 12) – colocar em nota de rodapé.

 

3- Estrutura para o corpo do trabalho e formatação

 

- Introdução (com breve resumo do artigo incluído)

 

- Desenvolvimento

 

- Considerações finais

 

 

4- Formatação do corpo do trabalho

 

-  O texto deverá estar em fonte Times New Roman, tamanho 12, com exceção das citações, notas de rodapé, títulos e fontes e notas de tabelas, figuras, quadros, gráficos e de  fotografias, que devem estar em tamanho 10.

 

- O espaçamento das linhas do texto deve estar em 1,5, com exceção das citações, notas de rodapé, títulos e fontes e notas de tabelas, figuras, quadros, gráficos e de fotografias, que devem estar em espaçamento simples.

 

- Texto do corpo do trabalho em fonte Times New Roman, corpo 12, com espaçamento 1,5 entre as linhas e margens justificadas. Deve ter o mínimo de 25 mil caracteres com espaço e máximo de 35 mil caracteres com espaço, incluindo as referências bibliográficas.

 

- Não numerar as páginas.

 

- Subtítulo sem numeração e em negrito.

 

- As notas de rodapé  devem ser inseridas ao final de cada  página em fonte Times New Roman, corpo 10, espaçamento simples.

 

 

5- Citações no corpo do texto

 

- Citações diretas com mais de três linhas devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com parágrafo justificado, fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples, com uma linha em branco antes e uma linha em branco depois do texto da citação, sem aspas. (ABNT NBR 10.520/2002)

Exemplo:

A teleconferência permite ao indivíduo participar de um encontro nacional ou regional sem a necessidade de deixar seu local de origem. Tipos comuns de teleconferência incluem o uso da televisão, telefone, e computador. Através de áudio-conferência, utilizando a companhia local de telefone, um sinal de áudio pode ser emitido em um salão de qualquer dimensão. (NICHOLS, 1993, p. 181)

 

- As citações diretas até três linhas devem estar contidas entre aspas duplas. As aspas simples são utilizadas para indicar citação no interior da citação.

 

Exemplos:

Barbour (1971, p. 35) descreve: “O estudo da morfologia dos terrenos [...] ativos [...]”

 

“Não se mova, faça de conta que está morta.” (CLARAC; BONNIN, 1985, p. 72).

 

Segundo Sá (1995, p. 27): “[...] por meio da mesma ‘arte de conversação’ que abrange tão extensa e significativa parte da nossa existência cotidiana [...]”

 

6- Referências – As referências devem seguir as regras da ANBT NBR 6023/2002.

 

FERREIRA, G. Poesias. São Paulo: Ed.Novata, 2007.