O grupo de pesquisa COMERTEC - Comunicação, Mercado e Tecnologia, em parceria com o Google News Lab, convida a todos para participar do curso Fundamentos de Pesquisa Avançada, que acontecerá nos dias 27, 28 e 29 de abril, às 15 horas, na plataforma Google Meet.

O treinamento, oferecido pela jornalista Adriana Garcia, do Google News Lab, visa ensinar a usabilidade das ferramentas digitais que ajudam a apurar informações de forma mais rápida e com maior profundidade, descobrir assuntos de interesse de acordo com a audiência, fazer verificação de imagens geradas pelos usuários, entre outras ferramentas de verificação e que podem ser utilizadas para combater a desinformação.

O curso é composto por 3 sessões, com duração de 40 minutos e tem como público-alvo jornalistas, alunos de jornalismo, e professores da aérea.

Total de vagas: 200


Data da inscrição: 15 a 26 de abril, através do formulário disponível aqui 

Além da inscrição, é imprescindível entrar no canal do grupo COMERTEC no Telegram para ter acesso aos links de acesso aos 3 dias de curso. 
 


Conteúdo do curso:

Google Acadêmico

Google Data Set Search

Verificação - Busca Reversa de Imagem

Google Images

Google Earth aplicado à reportagem

Google Trends

Visualização de dados (ferramenta Flourish)

Verificação - Busca reversa de imagem em vídeos do YouTube

Verificação - outras ferramentas gratuitas que o News Lab recomenda (que não pertencem ao Google. Ex; Tiny Eye, Suncalc, WayBack Machine, Who.is, etc)

Google tradutor - como usar na apuração

 

Sobre Adriana Garcia

Jornalista, professora e consultora em design estratégico e mídias digitais, tem mestrado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP). É bolsista do Google News Lab. Já foi J. S. Knight fellow na Universidade de Stanford, na Califórnia (2013). Atuou na Reuters, Folha de S.Paulo, VejaSP e Exame. Foi diretora de Comunicação Digital da Rio 2016. Fundadora da Orbital Mídia.